Como comprar uma casa ou apartamento sem se complicar

Sair da casa dos pais, morar mais perto do trabalho ou da faculdade, ter um canto para o casal ou simplesmente investir melhor as economias são algumas justificativas para o primeiro imóvel próprio. Não importa qual seja a sua, confira algumas dicas para realizar seu sonho sem prejudicar as finanças.

Para quem está consolidando sua independência financeira e deseja adquirir seu primeiro imóvel, é importante manter foco e ser cuidadoso para não bagunçar as finanças.

Por isso, reunimos algumas dicas para que você compre um imóvel em Fortaleza, e ainda tenha uma reserva no fim do mês.

Faça economia para realizar seu sonho

Para não fazer algo sem futuro, o ideal é poupar previamente. Comece desde cedo a guardar parte de sua renda.

Quando pensar em mexer nesse dinheiro, lembre-se de que é seu sonho comprar um imóvel próprio e que isso estará em jogo. Claro que para cada qual, uma realidade. Mas o ideal é que você consiga reservar parte de seus ganhos para usar como entrada na compra de um apartamento ou uma casa.

Isso não é tão difícil. Por exemplo, se você tem uma renda mensal de R$ 6.000 e reserva 10% em uma poupança ou outra aplicação, ao final de breves 5 anos você terá mais de 36 mil. Uma excelente entrada!

Escolha bem o tipo do seu primeiro imóvel

Muitas pessoas têm sonhos grandes para o primeiro imóvel, como uma cobertura em um prédio alto ou uma casa bem localizada no bairro Meireles.

Mas é preciso lembrar que imóveis são investimentos e costumam ser valorizados com o tempo e as devidas manutenções.
Ou seja, o seu primeiro imóvel pode não ser o dos teus sonhos, mas certamente ele poderá ajudá-lo a conquistar o espaço desejado, sem prejudicar sua necessidade de ter um canto seu.

Não é raro ver pessoas que adquirem um imóvel mais afastado da localização ideal, em um bairro com boas projeções, para, no futuro, trocá-lo por uma casa ou apartamento melhor. O planejamento financeiro é importante, e decisões estratégicas costumam render excelentes resultados para quem as pratica. Além disso, se você comprar uma imóvel na beira da praia, pode ganhar um extra com a locação do mesmo em altas temporadas. Com certeza isso pode ajudar você a pagar as prestações do seu lar.

Analise o mercado imobiliário e a economia

Perceber os aspectos políticos e econômicos de sua cidade, assim como do país e até do mundo, é importante para entender e prever o mercado de imóveis.

Em períodos de recessão, investir em imóveis é uma excelente forma de fazer suas economias renderem, pois o preço dos itens disponíveis à venda costumam baixar e terem negociação facilitada. Também não é raro encontrar pessoas que compraram imóveis a preço de banana e, alguns anos depois, ficaram satisfeitos com a valorização do patrimônio.

Um exemplo disso é quem comprou imóveis nos últimos anos e se beneficiou, em 2018, com a primeira alta no preço de imóveis.

Para isso, conte sempre com a assistência de profissionais que estão há anos no mercado e prezam pelo sucesso de seus investimentos, como a Alian Soluções Imobiliárias.

Use todas as ferramentas disponíveis no mercado

Apesar de muito divulgado por empresas do segmento financeiro e profissionais do setor imobiliário, muitas pessoas ainda desconhecem as ferramentas disponíveis para conquistar um imóvel próprio.

Por exemplo, você sabia que usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para comprar imóvel é uma boa ideia, mesmo que você tenha um saldo baixo no FGTS?

Algumas instituições permitem, pelo simples fato de você vincular o financiamento à sua conta no FGTS, derrubar a taxa de juros para a compra do primeiro imóvel.

Confira essa e outras dicas no artigo 8 dicas para quem quer comprar o primeiro imóvel. Qualquer dúvida é só falar com a gente!

Deixe uma resposta