Morar sozinho: vantagens e desvantagens dessa importante fase​

Morar sozinho: vantagens e desvantagens dessa importante fase

O ditado popular afirma que os “filhos são criados para o mundo”, mas cada vez mais o processo de partida da casa dos pais para morar sozinho tem sido protelado.

Esse fenômeno tem sido chamado de Geração Canguru e vem se consolidando nos últimos 15 anos devido a diversos aspectos, principalmente por causa das exigências do mercado de trabalho e dos efeitos negativos da economia brasileira nesta década.

Com exceção dos Estados Unidos, onde viver com os pais após os 25 anos é até malvisto pela sociedade, esse fenômeno é muito comum em grande parte do mundo.

Sair da casa dos pais tem suas vantagens e desvantagens e deve ser feito de forma natural. Para te ajudar a se decidir, listamos uma série de pontos a serem observados.

As vantagens de morar sozinho

Claro que os benefícios de sair de casa e morar sozinho variam para cada qual, mas segue uma série de vantagens que, de modo geral, é senso comum para quem já cortou o cordão umbilical.

1. Oportunidade de desenvolver a maturidade

Morar sozinho demanda uma carga de responsabilidade maior que, geralmente, não se experimenta antes dessa experiência. Com ela, vem a maturidade.

2. Usar o espaço como bem entender

Uma das principais reclamações de jovens e motivador de deixar o ninho é a necessidade de seguir as regras de outras pessoas, como não deixar roupas pelos cantos ou pia suja — reclamações que não acontecem quando você mora só. Além disso, você pode deixar o seu cantinho do seu jeito.

3. Fazer festas quando e com quem quiser

As reclamações dos pais devido às reuniões com amigos, geralmente barulhentas, deixam de existir. Depois que o espaço é todo seu, você poderá receber seus amigos sem precisar se preocupar de incomodar. Na hora em que você desejar.

4. Receber quem você quiser.

Outra das mais populares demandas para sair de casa é desenvolver livremente sua vida amorosa, sem pais questionando quem é a pessoa ou o que ela está fazendo ali.

5. Não tem necessidade de dividir as coisas da casa

Quando a pessoa tem irmãos, parece que esse ponto fica mais crítico, ainda mais na época da adolescência. Morando só, nem mesmo a TV gera mais disputas e discussões.

6. Usufruir do silêncio (ou não)

Sozinho em sua casa, você pode meditar tranquilamente sem interferências ou escutar suas músicas preferidas em alto e bom som, sem incomodar ninguém (além dos vizinhos).

7. Decorar toda a casa como quiser

A não ser que você esteja se casando, a decoração da casa será por sua conta, sem a necessidade de ouvir outras pessoas ou ceder em algo que você queira muito.

As desvantagens de sair da casa dos pais

A vida em família, por vezes aperreia, mas a ausência de pais e irmãos também tem o lado ruim, conforme as desvantagens que relacionamos a seguir:

1. Ter que limpar sua bagunça

Deixou fora do lugar, ninguém vai surgir do nada e deixar tudo organizado e limpo, como sua mãe fazia — a não ser que você tenha possibilidade financeira de manter uma empregada doméstica.

2. Faltar desculpas para os amigos

Quem nunca deixou de atender ao pedido de um amigo jogando a “culpa” nos pais que atire a primeira pedra. Morando sozinho, quando aquele amigo mais folgado pedir para dormir no sofá, vai ser difícil recusar.

3. Pagar todas as contas da casa

Morar sozinho, como dito, é um estímulo ao amadurecimento. Uma dessas formas é administrar os gastos da casa, aprendendo o real valor do dinheiro em meio a contas de água, luz e afins.

4. Não ter “aquela” mãozinha quando precisar

Esqueceu a toalha na lavanderia, acabou o papel higiênico do banheiro ou precisa que alguém segure a escada para trocar uma lâmpada? Ou pior, deu aquela fome e você não sabe cozinhar. Morar sozinho tem os desafios de passar por várias situações sem ajuda.

5. Ter que fazer as compras da casa

Algumas pessoas adoram fazem compras de supermercado, mas se você não for uma delas, pode se preparar, pois a geladeira ou a dispensa não irão se reabastecer sozinhas.

6. Lavar a própria roupa (ou organizar tudo mais da casa)

Roupa lavada e passada, só se você puder pagar uma auxiliar para sua casa ou se organizar para nunca deixar faltar alguma peça de roupa limpinha no guarda-roupas. Também se prepare para arrumar a casa, ou com o tempo vai ser difícil permanecer dentro dela.

7. Não ter um despertador extra

Quantas vezes você já foi acordado por seus pais quando perdeu a hora? Morando sozinho, vai precisar programar mais alertas no despertador ou vai acabar tendo problemas

Como é possível ver, morar sozinho tem muitas vantagens e desvantagens. Mas essa importante fase é de grande valia para o desenvolvimento individual de cada um.

Aqui na Alian, a gente tem o apartamento ideal para você que tem facilidade para lidar com os prós e contras. Se você vai precisar de uma mãozinha, confira os apartamentos que temos disponíveis aqui.

Caso esteja decidido a sair da casa de seus pais, confira 5 coisas essenciais para levar em conta antes de comprar uma casa ou um outro imóvel dos seus sonhos com a Alian Soluções Imobiliárias.

Deixe uma resposta