Imóvel na planta: as vantagens e desvantagens deste tipo de imóvel?

Comprar um apartamento na planta pode ser o sonho de muitas pessoas que desejam investir, trocar de residência ou mesmo realizar o sonho da primeira casa própria.

Segundo levantamento do setor, a Região Metropolitana de Fortaleza já registra lançamento de mais de 100 empreendimentos residenciais em 2019.

Isso, além de demonstrar confiança do segmento imobiliário, representa a demanda do mercado por novas unidades. Mas, quais as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel direto na planta?

Vantagens de comprar um imóvel na planta

Adquirir um imóvel na planta oferece benefícios diversos, que podem variar de acordo com o investidor.

Mas algumas são recorrentes, independentemente do empreendimento ou dos compradores. Confira 5 delas:

1. Investimento lucrativo

Apesar de imóveis antigos serem mais baratos do que unidades adquiridas na planta, o retorno sobre o investimento imobiliário é garantido.

Em média, quem adquire um imóvel na planta tem entre 20% e 50% de lucro com a valorização do bem no passar dos anos.

2. Condições de pagamento atraentes

O financiamento imobiliário de unidades antigas costuma condicionar a aquisição do bem mediante uma entrada, à vista, de, pelo menos, 10% do valor do imóvel.

Comprar um imóvel na planta oferece condições de pagamento mais atraentes, como parcelamento da entrada durante os primeiros anos do empreendimento.

3. Personalização possível

Os imóveis antigos costumam ser bem engessados, sem muitas possibilidades de alteração da estrutura, e demanda grandes esforços para reforma dos acabamentos.

Já os empreendimentos novos, quando adquiridos na planta, oferecem alto grau de personalização, desde paredes até o tipo de acabamento.

4. Mais vagas na garagem

Com a tendência de redução dos empreendimentos modernos, é comum encontrar prédios com áreas externas bem interessantes.

São vagas de garagem suficientes para dois e até três carros para a família, além de áreas em comum, como jardins e espaços de lazer.

5. Empreendimentos sustentáveis

A cada ano, o mercado imobiliário se especializa ainda mais nas soluções sustentáveis, criando empreendimentos mais econômicos e que respeitam o meio ambiente.

Itens como aquecimento solar e sistema de reaproveitamento da água de lavanderias, chuveiros ou das chuvas, estão cada vez mais presentes nas novas unidades residenciais.

Desvantagens de adquirir unidades dos novos empreendimentos

Assim como tudo na vida, comprar um imóvel na planta também pode ter suas desvantagens, apesar de todas as vantagens elencadas anteriormente.

A seguir, relacionamos as mais comuns, que facilmente são identificadas por quem opta em comprar imóveis ainda em construção.

1. Espera para mudança

Se você precisa se mudar com urgência ou em um prazo de tempo curto, adquirir um imóvel na planta certamente não é uma possibilidade para você.

Geralmente, é preciso esperar anos até que o bem fique pronto e liberado para a mudança ⎼ isso quando não ocorre atraso nas obras e na entrega das chaves.

2. Imóveis costumam ser menores

Com a superpopulação dos centros urbanos, não é exclusividade do mercado imobiliário de Fortaleza ter novos empreendimentos com unidades menores.

Excetuando-se os grandes empreendimentos, que costumam ser caros, dificilmente você encontrará imóveis ⎼ principalmente apartamentos ⎼ com mais de 3 quartos e bom preço.

3. Necessidade de investimentos extras

Ainda que a construtora entregue a unidade conforme prometida e com todo o acabamento escolhido, será preciso investir no imóvel.

Móveis adequados aos ambientes e até ajustes não previstos nas instalações elétricas ou hidráulicas são esperados.

4. Indisponibilidade do bem pronto

Talvez a pior desvantagem é a dificuldade de visualizar o imóvel pronto, apto para morar, apesar de todo o empenho dos arquitetos e designers em fazer simulações 3D.

Algumas construtoras até oferecem projetos de unidades decoradas em tamanho real para facilitar a imaginação dos futuros proprietários, mas nada se iguala a entrar no imóvel pronto.

5. Impossibilidade de conhecer vizinhos

Aqui está um item bem interessante e, por vezes, até grave para algumas pessoas, pois desconhecer os moradores da casa ou apartamento ao lado é algo bem preocupante.

A impossibilidade de avaliar o tipo de vizinhança e o comportamento dos demais moradores pode gerar dores de cabeça no futuro.

Como escolher bem um imóvel

Como é possível ver, adquirir um imóvel na planta pode ser um investimento lucrativo, mas exige atenção e cuidado, principalmente para quem for morar nele.

Além de tudo que foi relatado, é fundamental pesquisar a idoneidade das empresas envolvidas no empreendimento para não levar um susto e ficar no prejuízo.

Seja um imóvel na planta ou antigo, conte com toda a experiência da Alian Soluções Imobiliárias para aproveitar o bom momento para comprar imóveis e garantir um bom investimento, sem dores de cabeça.

Deixe uma resposta