O que levar em conta na hora de escolher onde morar?

A mudança de endereço é um momento importante, seja na hora de escolher onde morar ou para onde levar uma empresa.

Quando a mudança é do lar, a escolha do novo local para morar costuma ser muito pessoal, mas há alguns pontos que você precisa levar em conta para aproveitar o bom momento para comprar imóveis.

A seguir, relacionamos os principais motivos que levam uma pessoa a se arrepender da escolha da nova casa ou apartamento.

1. A expectativa de desenvolvimento da região

A maior parte das pessoas que estão procurando um novo apartamento ou outra casa para morar se preocupa mais com o conforto do espaço.

Isso não está errado, mas tão importante quanto a estrutura do imóvel, é a perspectiva de crescimento econômico da região, por isso é fundamental pesquisar sobre o  mercado imobiliário de Fortaleza.

Então, escolha bairros que tenham boas expectativas de desenvolvimento socioeconômico, segurança e serviços, pois, provavelmente o imóvel será valorizado com o tempo.

2. O custo de vida do novo endereço

Não adianta encontrar a casa dos seus sonhos ou aquele apartamento que você tanto deseja se não conseguir custear os impostos anuais do imóvel ou as despesas do dia a dia.

Definir o seu padrão real de vida é um ponto básico para escolher onde morar para não se arrepender com o valor do IPTU ou até mesmo do pãozinho francês da padaria.

O ideal é que seja feita uma sondagem pela região, avaliando o tipo de comércio que está disponível para os moradores.

Certamente você não achará interessante morar no imóvel que sempre quis tendo que pagar muito mais com alimentação do que em um bairro com custo de vida mais acessível.

3. A segurança nas redondezas

Outro ponto fundamental, que está muito associado à expectativa de desenvolvimento da região, é a segurança das redondezas do imóvel.

Viver à espreita da violência, com receio constante de assaltos, furtos e afins, não proporciona uma qualidade de vida adequada.

Então, se você pode escolher onde morar, opte por uma região que te proporcione a segurança de andar tranquilamente pelas ruas ou não se preocupar ao parar o carro na frente do imóvel.

Além de informações das instituições de segurança, você pode facilmente avaliar esse aspecto pela quantidade de imóveis à venda na região, assim como câmeras de segurança e iluminação pública. O bom e velho bate papo com pessoas que moram no local também pode lhe ajudar na decisão.

4. A infraestrutura do bairro escolhido

A menos que você busque sossego, tenha um transporte particular e opte por um imóvel em um condomínio afastado ou um sítio, você precisará de uma infraestrutura básica por perto.

Padaria, supermercado, salão de beleza, farmácias, petshop e escolas são itens óbvios, que todo mundo olha ao escolher onde morar. Mas infraestrutura é muito mais do que isso.

Observe se a região tem hospitais, sejam públicos ou privados, fácil acesso às principais vias da cidade, transporte público acessível e até mesmo unidades de instituições públicas, como delegacia de polícia.

Afinal, quanto mais acessível for o seu dia a dia no novo endereço, menos tempo você irá despender com deslocamentos e mais valorizada será a região.

5. Ajuda profissional para escolher onde morar

Apesar de parecer simples, avaliar todos os pontos acima pode ser complexo para quem está ansioso em para se mudar.

Por isso, é recomendável que as pessoas busquem auxílio especializado para as ajudá-las a definir o melhor apartamento ou casa para morar.

Além de reduzir complicações decorrentes de escolhas mais emocionais e menos racionais, o comprador terá maior tranquilidade e praticidade, não tendo que demandar muito tempo do seu dia na busca pelo imóvel.

Então, conte com a equipe da Alian Soluções Imobiliárias para dar esse importante passo em sua vida, sem arrependimentos. Basta entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta