O que devo saber antes de vender um imóvel

Vender um imóvel não é tão fácil e rápido, afinal, não é um item que costuma ser adquirido por impulso.

Mesmo quem deseja aproveitar um  bom momento para comprar imóveis realiza pesquisas prévias e precisa se programar muito bem para não desregular as finanças ou se arrepender depois.

Justamente por envolver diversos detalhes, vender  um apartamento, casa ou imóvel comercial exige alguns cuidados, tanto para facilitar o processo de venda como para não ter problemas com conclusão do negócio.

E como a grande maioria das pessoas que vendem imóveis não entende bem os trâmites imobiliários, elaboramos esse artigo para te ajudar. Aproveite!

Planeje a venda do bem

Não importa qual o motivo do seu desejo de vender um imóvel, você precisa se planejar para dispor daquele bem.

Se você ainda morar no imóvel, por exemplo, esse estágio é fundamental, pois você já precisa ter definido para onde irá ou quanto tempo precisará para concluir o processo de mudança.

Recomendamos que você analise a sua situação no momento da negociação e entenda quais podem ser os impactos, sejam eles financeiros ou de disponibilização de tempo, compra de novo bem ou mesmo de hospedagem em hotel antes de partir para o próximo endereço definitivo.

Pesquise o mercado imobiliário

Antes mesmo de anunciar o seu imóvel na internet ou deixá-lo à disposição de alguma imobiliária, pesquisar o mercado imobiliário de Fortaleza é fundamental para entender o cenário atual.

Apenas com essa pesquisa você será capaz de precificar corretamente o bem, sem correr o risco de prejuízos, além de ter uma noção do tempo médio que levará para vender o imóvel.

Quando se contrata uma imobiliária íntegra, como a Alian Soluções Imobiliárias, o proprietário tem suporte mercadológico para definir o melhor valor venal e entender os processos.

Prepare o imóvel para o novo proprietário

Da mesma forma que o olhar nos instiga à vontade de apreciar ou não um alimento, é importante se colocar no lugar de quem vai visitar seu imóvel para uma possível compra. Tente imaginar como ele pode se sentir ali, se ele terá uma boa visão do espaço, organização, etc. Técnicas de Home Staging estão super em alta.

Dessa forma, é importante preparar o imóvel para o futuro proprietário. Desde pequenas reformas, como pinturas e conserto de vazamentos, até uma boa organização dos móveis, caso você ainda more no bem, são fundamentais para facilitar a imaginação de quem vai conhecê-lo.

Deixe o pagamento de impostos e condomínio em dia

Muitas das vezes, o processo de venda de um imóvel é prolongada por causa de pendências com impostos ou serviços básicos, como água, luz e condomínio.

Por isso, sempre que optar por vender um imóvel, é importante deixar tudo pago, até mesmo para não prejudicar a precificação do bem ou o próximo morador.

Afinal, ninguém deseja comprar um apartamento ou uma casa que virá com impostos ou boletos atrasados de brinde. Outro problema que costuma acontecer é o impedimento do próximo morador a acessar locais comuns. Isso pode dificultar a venda do seu imóvel.

Revise documentações

Além dos impostos em dia, outro comum complicador da conclusão de vendas de imóveis são as irregularidade com documentações.

A documentação básica envolve escritura, planta e registro do imóvel, mas a maioria das pessoas desconhece que outras questões podem influenciar na venda do bem.

Por exemplo, se você tem alguma dívida em julgamento ou o imóvel faz parte de um inventário ainda não concluído, a transação de venda pode até ser cancelada e gerar complicações.

Saiba como é vender um imóvel

Entender todo o processo de venda do bem é importante para fazer um bom planejamento, organizar os documentos e preparar o imóvel para a visita dos interessados.

Contando com uma equipe bem preparada, o processo de vender um imóvel fica muito mais dinâmico e demanda menos do seu tempo.

Por isso, se você quer vender um imóvel, seja casa, apartamento ou ponto comercial, entre em contato conosco para encontrar rapidamente quem busca fazer um investimento imobiliário.

Deixe uma resposta